Pensando nas diversas situações que tenho presenciado nesses últimos dias uma delas me chamou à atenção de uma forma monstruosa: o desejo de ser importante bem enfatizado pelo filósofo da América John Dewey. Seja em casa, na rua, no trabalho (onde mais tenho visto isso acontecer), em qualquer lugar a questão do reconhecimento faz uma grande diferença na vida de qualquer pessoa. Muitos dizem que não almejam coisas grandiosas e que gostam de passar despercebidos por algumas coisas. Até que ponto isso é verdade? Seria humildade? Não consigo acreditar muito não, até mesmo porque o ser humano é dotado de vontades e desejos. Uma coisa muito interessante são as palavras do grande Sigmund Freud onde ele diz que tudo em você e em mim emana de dois motivos: a necessidade sexual e o desejo de ser grande. Vou descartar o primeiro motivo e me deter ao segundo “O desejo de ser grande”... Mmmm.. Quem não gosta se tornar grandioso e ser considerado muito importante em algum ambiente? A importância pode surgir de você mesmo, e a maneira de satisfazer o desejo de ser importante é infinita. Uma pessoa pode querer se sentir importante, então ela buscará meios para realizar isso, seja de positiva ou negativamente. Aqui vale uma ilustração >>> eu tenho a opção de satisfazer meu desejo de ser importante estudando muito e conseguir uma alta posição na sociedade (reconhecimento). Por outro lado ou noutra situação completamente diferente, eu faria um seqüestro a fim de aparecer e me sentir importante (acredite! Isso acontece). O desejo de se tornar importante está presente desde o surgimento da humanidade, e é esse desejo que fez o homem se desenvolver, o desejo de conquista, de ocupar um lugar na sociedade. Acredito que ser importante é também ser útil, e não simplesmente porque gostar da gente e nos encher de elogios. Tudo é uma questão de valorização. Elogio é bom? É. Ser reconhecido é bom? Também é. No entanto é preciso que sejamos honestos com nós mesmos, deixando de lado os elogios excessivos, as jogadas de confetes, as bajulações, ser verdadeiro e se sentir útil, pois todos nós fazemos diferença nesse universo, e muito mais na vida daqueles que fazem parte do “nosso mundo”.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Dúvidas...
DÚVIDAS, DÚVIDAS E MAIS DÚVIDAS....MINHA CABEÇA SE ENCONTRA CHEIA DELAS, ELAS MESMAS QUE SE INSTALAM COM TANTA NATURALIDADE NO MOMENTO EM SE PENSA CONHECER ALGO, E DE REPENTE NÃO É DE FATO, PELO MENOS NA CONCEPÇÃO PARTICULAR DO INDIVÍDUO QUE BUSCA CONHECER E COMPREENDER O QUE SE PASSA NESSE VASTO UNIVERSO. MAS AFIRMO QUE AS DÚVIDAS NÃO SÃO RUINS, POIS ELAS DESPERTAM A VONTADE DE SE CONHECER ALGO MAIS A FUNDO, AFINAL O SER HUMANO VIVE DE ESCOLHAS E É AÍ QUE APARECE: A DÚVIDA. PENSAVA EU QUE SABIA ALGUMA COISA, OU SEI? ISSO DÁ PRA VER DE CARA QUE AINDA ME RESTAM DÚVIDAS EM RELAÇÃO AO MEU PRÓPRIO SABER. A GENTE NASCE EM UMA SOCIEDADE PRONTA, E MUITAS COISAS SÃO IMPOSTAS A NÓS COMO VERDADES...DAÍ SURGI OUTRA DÚVIDA...O QUE É A VERDADE? NESSA QUESTÃO NEM ME OUSARIA ENTRAR, ACREDITANDO QUE CADA UM PODE TER A SUA PRÓPRIA VERDADE. E ASSIM, VOU QUESTIONANDO CADA VEZ MAIS ACERCA DE TODAS ESSAS COISAS, SEI QUE NEM SEMPRE OBTEREI RESPOSTAS CONCRETAS E SUFICIENTES, MAS SEI QUE A SEDE DA BUSCA CRESCE E CRESCE CADA VEZ MAIS..E ASSIM VÃO SURGINDO AS DÚVIDAS...DÚVIDAS E MAIS DÚVIDAS...
Princípio...
Começa aqui uma nova etapa de minha vida: a de poder expressar através de palavras coisas que acontecem dentro e fora de mim. Pensei em vários nomes para o blog, porém a maioria limitava muito o meu objetivo. Expressão. Sim. Estava palavra revela muito do ser, e de várias formas: Facias, gestuais, por palavras... E costumo pensar que cada dia que nasce é uma nova oportunidade que temos de repensar nossas ações e até a meneira de como nos expressamos. "Sentir pode doer, sorrir pode esconder". Verdade seja dita, às vezes passamos por situações que pensamos ser o fim da vida, isso nos deixa fracos, angustiados, tristes. E quando não se cai em lágrimas, parece que a maneira mais fácil de expressar isso é através de um sorriso. Aprendemos a dizer após a pergunta "Como você tá?", "Estou bem", com um sorriso estampado na cara. Quando se está bem, tudo bem, mas quando não se está continuamos a dizer "Estou bem" (mas só eu sei o que vai em meu coração). É claro que eu não sou obrigado a jogar meus problemas para cima de niguém, mas sorrir é uma maneira delicada de dizer "Eu queria estar bem", quando não se está. Isso é uma forma de expressão. Tanta coisa acontece na vida gente que poderia virar livro, novela, filme, série, histórias em quadrinho etc. Porém, esquecemos de muitas delas. Acredito que tudo ao nosso redor contrubui de alguma maneira para nossa vida, por mais que se pense que algo ou alguém seja insignificante, de certo, acaba fazendo parte de nossa história. E chega uma hora que dá vontade de se expressar, não por meio de gestos, nem verbalmente, mas sim, através da escrita. Bem, todas essas palavras e expressões são uma forma de justificar o nome do Blog (hehe). Sem limites, sem muitos confetes, apenas a vontade de falar sobre...quase tudo. Agradeço à todos que contribuem para a realização deste blog. Sintam-se à vontade para compartilhar pensamentos e idéias.
"Sorrir e chorar, viver e morrer. A vida é um sonho, estamos sonhando".
"Sorrir e chorar, viver e morrer. A vida é um sonho, estamos sonhando".
Assinar:
Postagens (Atom)